quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Efeito tijolinho na sua parede

Encontrei um blog muito interessante nas minhas andanças na blogosfera. 
No blog Peguei na rede encontrei uma dica muito bacana para decorar as paredes de sua casa.
Aqueles tijolinhos aparentes na parede dão uma sensação de aconchego e rusticidade muito bonitas em uma sala. Mas comprar os tijolos, cimento e contratar a mão-de-obra para fazê-lo daria muito trabalho e custaria bem mais caro do que imitar o efeito deles na parede. E como se faz isso?
No Peguei na rede eles passam um passo a passo muito bom de como fazer esse efeito em qualquer parede em sua casa.
P.s.: esses efeito é recomendado apenas para paredes internas e elas não precisão estar emassadas, uma vez que o efeito tijolinho esconde as possíveis imperfeições existentes na parede.
Então, mãos à obra!

Material necessário:
- Fio de algodão
- Giz
- Fita adesiva de 1 cm de largura
- Massa corrida
- Areia
- Espátula
- Selador de parede
- Tintas acrílicas: laranja, preto, vinho, azul queimado, verde cimento
- Tinta látex branca
- Pincéis

- Pano de algodão


Efeito Tijolinho na parede
1 - Faça linhas na parede paralelas ao chão. Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira: passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais. As linhas devem ter uma distância de 6cm entre si. Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os “tijolos” fiquem desencontrados. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1cm sobre as linhas horizontais e verticais.


 2 - Misture a massa corrida com areia fina. A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.
 3 - Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que depois de seco. Deixe secar.
 4 - Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto.

5 - Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

 6 - Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto. Acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons. Deixe secar.

Fica a dica! Beijos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário