sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festa junina - Bandeirola junina

Um do elementos que compuseram a nossa festa junina, que aconteceu no último sábado, foram as bandeirolas
juninas que fizemos.
O efeito elas ficou muito bonito a noite, assim resolvi postar aqui o passo a passo delas.



Para fazê-las você vai precisar de :

Um pedaço de papelão (o tamanho, vai depender de você)
Fitas de cetim
Grampeador
Cola branca
Um pedaço de tecido estampado
Um pedaço de tecido liso (cor e tamanho de sua preferência, mas lembre-se que o tamanho tem que ser um pouco maior que o tamanho do papelão)
Tesoura



Primeiro, escolha um papelão e recorte um quadrado (do tamanho que achar interessante para o local onde pretende pendurar a bandeirola). Feito isso, pegue a cola branca e passe em todo o papelão.


Depois de espalhar a cola, pegue o tecido liso (no caso usei TNT), que deve ser exatamente do tamanho do papelão, e cole-o. Estique-o bem e  tome cuidado para não ficar enrugado. Faça o mesmo com o outro lado do papelão.


O próximo passo a ser  a decoração da nossa bandeirola. Como escolhemos um tecido liso de fundo, vamos recortar uma rosa do tecido estampado, para dar vida no centro da bandeirola. O tecido aqui escolhido, foi a chita, pois é barato e muito bom de se trabalhar em artesanatos. Depois de cortar a rosa, passe cola e fixe-a no centro do papelão coberto de TNT liso.





Agora, vamos a franja. Escolha várias fitas de cetim de diversas cores e larguras. Corte-as no mesmo tamanho e com o grampeador, prenda uma a uma na bandeiro-la:



Lembre-se: esta bandeirola escolhi fazer na diagonal, o que transformou o quadrado em um losango de ângulos retos, mas se preferir pode manter o quadrado.

Agora que a franja está feita, vamos ao acabamento. Para esta parte precisaremos de uma fita de cetim mais grossa e do grampeador.
Na ponta da bandeirola que será pendurada, faça uma alça com um fita mais fininha:


Depois, grampeie a fita em todo o perímetro da bandeirola e pronto! Está feita!



Beijos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário